Robótica Educacional


#Formador responsável: Marcio Luciano Gomes (Projeto de Robótica na RME)
#Formador responsável: Daniela Bortolon da Silva (Programação)




Arquivos de quinta-feira, 8 de janeiro.

Ebook sobre eletrônica básica:



Ebook sobre programação em arduíno:

Site para programar Android

http://appinventor.mit.edu/
http://appinventor.mit.edu/

Apresentação usada durante o curso:



Por Jesualdo F. de Freitas:

O Professor de Filosofia Márcio Gomes da Assessoria de Robótica Pedagógica: Robótica Livre e Metarreciclagem (Inclusão Digital SMED/PMPA) falou sobre os princípios da robótica em geral, e abordou conceitos de programação (lógica) e os conteúdos que permeiam a robótica nos campos da matemática, física e química. Apresentou as ações de participação de alunos dos ensinos fundamental e médio, na cidade, no país e no mundo. Demonstrou a acessibilidade possível da tecnologia exemplificando as ações de alunos de 10 a 14 anos que aprendem mais facilmente estes conceitos, na prática, montando robôs, mesmo antes de estudá-los em sala de aula, o que ocorrerá em anos posteriores. E que tais alunos desenvolvem atenção e cuidados com equipamentos e necessitam conviver com colegas e suas diferentes concepções que requerem desenvolvimento de relações coletivas, Márcio Gomes disse ainda: “... que com estes alunos se pode contar para várias outras iniciativas na escola devido ao seu desenvolvimento da capacidade de aproximação com a diversidade.” Por Jesualdo F de Freitas.(também fotos e vídeo) Na sequência do Curso de Verão os estagiários tiveram contato com os princípios básicos da Robótica Livre e da MetaReciclagem. Conheceram também o Kit Lego e realizaram montagens, orientados pelo assessor Prof. de Filosofia Márcio Gomes, que falou sobre os princípios da robótica em geral, e abordou conceitos de programação (lógica) e os conteúdos que permeiam a robótica nos campos da matemática, física e química. Apresentou as ações de participação de alunos dos ensinos fundamental e médio, na cidade, no país e no mundo. Demonstrou a acessibilidade possível da tecnologia exemplificando as ações de alunos de 10 a 14 anos que aprendem mais facilmente estes conceitos, na prática, montando robôs, mesmo antes de estudá-los em sala de aula, o que ocorrerá em anos posteriores. E que tais alunos desenvolvem atenção e cuidados com equipamentos e necessitam conviver com colegas e suas diferentes concepções que requerem desenvolvimento de relações coletivas, Márcio Gomes disse ainda: “... que com estes alunos se pode contar para várias outras iniciativas na escola devido ao seu desenvolvimento da capacidade de aproximação com a diversidade.” 

Confira abaixo fotografias e um pequeno vídeo. 





 Por Jesualdo F de Freitas.(também fotos e vídeo)


Na sequência do Curso de Verão os estagiários tiveram contato com os princípios básicos da Robótica Livre e da MetaReciclagem. Conheceram também o Kit Lego e realizaram montagens, orientados pelo assessor Prof. de Filosofia Márcio Gomes, que falou sobre os princípios da robótica em geral, e abordou conceitos de programação (lógica) e os conteúdos que permeiam a robótica nos campos da matemática, física e química.
Apresentou as ações de participação de alunos dos ensinos fundamental e médio, na cidade, no país e no mundo. Demonstrou a acessibilidade possível da tecnologia exemplificando as ações de alunos de 10 a 14 anos que aprendem mais facilmente estes conceitos, na prática, montando robôs, mesmo antes de estudá-los em sala de aula, o que ocorrerá em anos posteriores. 


Confira abaixo fotografias e um pequeno vídeo.


À esq. com Microcontrolador Arduíno
MetaReciclagem (EMEF Anísio Teixeira/Robô Feirinha)
À esq. Plataforma Uno de robótica móvel e à dir. NXT-Lego
Plataforma Butiá

Nenhum comentário:

Postar um comentário