#Formador responsável: Marcio Luciano Gomes (Projeto de Robótica na RME)
#Formador responsável: Daniela Bortolon da Silva (Programação)
Arquivos de quinta-feira, 8 de janeiro.
Ebook sobre eletrônica básica:
Ebook sobre programação em arduíno:
Site para programar Android
http://appinventor.mit.edu/Apresentação usada durante o curso:
Por Jesualdo F. de Freitas:
O Professor de Filosofia Márcio Gomes da Assessoria de Robótica Pedagógica: Robótica Livre e Metarreciclagem (Inclusão Digital SMED/PMPA) falou sobre os princípios da robótica em geral, e abordou conceitos de programação (lógica) e os conteúdos que permeiam a robótica nos campos da matemática, física e química. Apresentou as ações de participação de alunos dos ensinos fundamental e médio, na cidade, no país e no mundo. Demonstrou a acessibilidade possível da tecnologia exemplificando as ações de alunos de 10 a 14 anos que aprendem mais facilmente estes conceitos, na prática, montando robôs, mesmo antes de estudá-los em sala de aula, o que ocorrerá em anos posteriores. E que tais alunos desenvolvem atenção e cuidados com equipamentos e necessitam conviver com colegas e suas diferentes concepções que requerem desenvolvimento de relações coletivas, Márcio Gomes disse ainda: “... que com estes alunos se pode contar para várias outras iniciativas na escola devido ao seu desenvolvimento da capacidade de aproximação com a diversidade.”
Por Jesualdo F de Freitas.(também fotos e vídeo)
Na sequência do Curso de Verão os estagiários tiveram contato com os princípios básicos da Robótica Livre e da MetaReciclagem. Conheceram também o Kit Lego e realizaram montagens, orientados pelo assessor Prof. de Filosofia Márcio Gomes, que falou sobre os princípios da robótica em geral, e abordou conceitos de programação (lógica) e os conteúdos que permeiam a robótica nos campos da matemática, física e química.
Apresentou as ações de participação de alunos dos ensinos fundamental e médio, na cidade, no país e no mundo. Demonstrou a acessibilidade possível da tecnologia exemplificando as ações de alunos de 10 a 14 anos que aprendem mais facilmente estes conceitos, na prática, montando robôs, mesmo antes de estudá-los
em sala de aula, o que ocorrerá em anos posteriores. E que tais alunos desenvolvem atenção e cuidados com equipamentos e necessitam conviver com colegas e suas diferentes concepções que requerem desenvolvimento de relações coletivas, Márcio Gomes disse ainda: “... que com estes alunos se pode contar para várias outras iniciativas na escola devido ao seu desenvolvimento da
capacidade de aproximação com a diversidade.”
Confira abaixo fotografias e um pequeno vídeo.
Por Jesualdo F de Freitas.(também fotos e vídeo)
Na sequência do Curso de Verão os estagiários tiveram
contato com os princípios básicos da Robótica Livre e da MetaReciclagem.
Conheceram também o Kit Lego e realizaram montagens, orientados pelo assessor
Prof. de Filosofia Márcio Gomes, que falou sobre os princípios da robótica em
geral, e abordou conceitos de programação (lógica) e os conteúdos que permeiam
a robótica nos campos da matemática, física e química.
Apresentou
as ações de participação de alunos dos ensinos fundamental e médio, na
cidade, no país e no mundo. Demonstrou a acessibilidade possível da
tecnologia exemplificando as ações de alunos de 10 a 14 anos que aprendem
mais facilmente estes conceitos, na prática, montando robôs, mesmo antes de
estudá-los em sala de aula, o que ocorrerá em anos posteriores.
Confira abaixo fotografias e um pequeno vídeo.
À esq. com Microcontrolador Arduíno MetaReciclagem (EMEF Anísio Teixeira/Robô Feirinha) |
À esq. Plataforma Uno de robótica móvel e à dir. NXT-Lego |
Plataforma Butiá | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário